quarta-feira, 16 de julho de 2014

Projeto Sistema Monetário


DINHEIRO PRA QUÊ DINHEIRO?”.

Este projeto surgiu da necessidade dos alunos da turma do 3° ano B e também em conversas com a professora titular da turma. Percebe-se que é muito comum vermos crianças pequenas manuseando dinheiro, seja para juntá-los em um cofrinho ou mesmo para comprar o lanche da escola. Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar dinheiro.
Observamos que os alunos apresentam algumas dúvidas ao manusear o dinheiro, na hora do recreio alguns vão até a professora pedir que conte quanto os pais deram de dinheiro, e o que dá para comprar com o mesmo.
Partindo deste pressuposto vemos a necessidade dos alunos no uso do dinheiro de maneira consciente, saber o quanto tem o que podem comprar, o quanto irá sobrar de troco e que não precisam gastar tudo o que tem no mesmo dia.
Deste modo foi realizado o projeto sobre o sistema monetário, o qual abrangeu o uso adequado do dinheiro, sua origem, cédulas e moedas usadas no Brasil e em outros países, troco, cheque, dinheiro falso, as mudanças das cédulas (tamanho), os desenhos ilustrados na mesma (animais e efígie), nota fiscal, o valor das mercadorias (onde foi construído o mercadinho do 3° ano B), cartão de crédito e débito, código de barra, empréstimo e profissões.
O mesmo teve a duração de 27 dias letivos, uma experiência ótima, a qual os alunos atingiram todos os objetivos propostos. 

















(Estagiária Luíza - 3º ano B)