quarta-feira, 24 de junho de 2015

Feira do Livro

No dia 22 de junho os alunos dos Anos Iniciais e Pré da EMEF Nova Viena foram prestigiar o 13º Festival do Livro da escola Gustavo Adolfo.
            Na ocasião, puderam ler, curtir e comprar livros diversos expostos na Feira, além de assistir à apresentação de uma orquestra da escola CEAT e à tão esperada Contação de Histórias do autor Jonas Ribeiro, quer dramatizou de maneira lúdica e divertida seu livro “Alfabético- Almanaque do Alfabeto poético”.

Confiram as fotos:
 
 
 
 
 
 
 
(Prof. Carine)

Visita ao canil

     Os anos do 3º ano B estão muito empenhados em sua pesquisa para descobrir o motivo de haver tantos cães abandonados nas ruas e o porquê de algumas pessoas preferirem pagar caro por um cachorro de raça em vez de adotarem um que está precisando de um lar.
     CãoPanhia é o título dado a essa pesquisa, na qual os alunos podem pesquisar na internet e entrevistar pessoas de sua família e da comunidade a respeito do que pensam sobre o assunto.
     No dia 18 de junho os alunos foram visitar o Canil da Prefeitura Municipal de Lajeado e ficaram encantados com os cachorros, dando muito carinho e colo, principalmente aos filhotes. Vários disseram que voltariam com os pais e que já tinham escolhido seu novo amigo.
     A próxima etapa deste trabalho será ajudar a divulgar a data da próxima campanha de adoção do canil, que será em um sábado ainda a ser marcado.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Prof. Denise)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Festa Junina

Na noite do dia 12 de junho aconteceu a nossa Festa Junina. Além dos tradicionais comes e bebes, e também da dança, houve apresentações dos grupo de dança alemã da escola, dos alunos dos Anos Iniciais dos turnos manhã e tarde, dança da Quadrilha realizada pelos alunos dos quartos e quintos anos e também a Quadrilha Maluca pelos alunos do nono ano. Confira alguns momentos nas fotos abaixo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Prof. Darlei)

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Aprendizagem compartilhada

      Pensando em promover um espaço de aprendizagem e troca entre os alunos, à professora Andréa, oportuniza semanalmente as turmas do 5º ano A e 5º ano B um momento de “aprendizagem compartilhada”. Nesses momentos todos ensinam e aprendem. Percebe-se, com essa ação pedagógica, envolvimento, partilha do conhecimento e motivação entre os alunos.
 Vejam alguns relatos dos alunos: 
“Eu gosto muito porque posso tirar minhas dúvidas, posso pedir explicação ao colega do que não entendi.” ( Gabriele Muller)  
“Eu gosto de fazer essa atividade porque o colega pode me ajudar e eu posso ajudá-lo também”.  (Amanda L. Borger) 
“Eu acho legal porque um ajuda o outro.” ( Maiquel Felipe Bonaldo) 
“É bem legal porque o que um não sabe o outro sabe.” (Maria Eduarda Noll) 
“É bom a aprendizagem compartilhada, assim podemos discutir sobre o que não entendemos sozinho. É divertido.” ( Eduarda Scheid) 
“Eu gosto dessa forma porque se um faz errado o outro ajuda a corrigir o erro.” (William Rott) 
“Esse jeito é bem divertido porque somos professores e alunos, ensinando e aprendendo com o colega.” (Bianca Bonaldo) 
“Eu acho bem legal porque a gente estuda e se diverti ao mesmo tempo”. (Luis Henrique Backes) 
“Eu gosto de fazer essa técnica porque assim um aprende com o outro e é divertido.” (Maiara Michele Becker) 
“Eu gosto porque eu tenho muita dificuldade e isso me ajuda muito e isso é legal para todos nós. ( Renã Vinicius Sauter) 
“Eu gosto, principalmente quando é matemática, porque eu gosto muito de matemática e posso ajudar meus colegas. ( Leonardo  G. Eckhardt) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 (Prof. Andréa)