Nossa história



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena foi criada pelo decreto nº 2.381 de 28 de maio  de 1985 e denominada Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Nova Viena pela lei nº 3.779 de 26 de setembro de 1986. 


A Escola recebeu este nome porque a primeira denominação do Bairro Olarias foi “Neu Wien” que significa Nova Viena. Este nome foi dado por antigos moradores que achavam o lugar parecido com Viena, capital da Áustria, sua terra natal. Posteriormente o bairro passou a chamar-se Bairro Olarias devido ao grande número de olarias existentes e, por ocasião da criação da escola, a mesma recebeu este nome em homenagem ao antigo nome do bairro. 

A criação da escola foi uma reivindicação de um grupo de mães diretamente ao Prefeito Erni Ilmo Petry, porque as crianças precisavam atravessar a BR 386 e frequentar a Escola Estadual Pedro Scherer. Iniciou com uma turma de Pré-escola assumida pela professora Cristini Posselt e, em 1986 transferiu-se para o prédio construído pela Prefeitura Municipal, onde passaram a funcionar turmas de 1ª a 4ª série. As demais séries foram funcionando aos poucos conforme autorização do Conselho Estadual de Educação:
-                     26 de setembro de 1988 _ 5ª série
-                     19 de setembro de 1990 _ 6ª série.
-                     13 de agosto de 1992 _ 7ª e 8ª série.
-                     Ano de 1993 – ensino noturno (classes seriadas)
-                     02 de maio de 1995:  foi  autorizado o funcionamento de classes de jardim de infância e o funcionamento por cinco anos do Curso de Suplência de 1º Grau  - Ciclo Final.



No início do seu funcionamento, em 1986, a escola possuía como professoras: Lisolete Haubert, Claidis Alice Hoppe Johan, Tânia Beatriz Dahlen, Cristini Posselt, Maria Helena Piccinini Junges, Claudia Zanatta Battisti, Teresinha de Oliveira e Valéria Beatriz Kirst, que assumiu como diretora. A primeira funcionária, a servente Teresinha dos Santos iniciou na escola em 02 de setembro de 1987.



Diretores:

1986 a 1988  -   Valéria Beatriz kirst  
            1989   -   Jair Kreutz                 
            1990 a 1992   -  Marlise Marazini         
1993   a 1995  -  Nivia  Guerini               
                                      Vice-Diretora:  Ataíza Regina Deon
            1996 a 1998 -  Marlise Marazini            -
                                     Vice-diretora: Verani Berté     
1999 a 2001 - Verani Berté                 
                       Vice-Diretora: Maristela Juchum
             2002 a 2004 - Marlise Marazini        
                                    Vice-Diretora: Raquel Borges da Silva
            2005 a 2007 -   Katia Liege dos Santos Favaretto  
                                   Vice-Diretoras: Lonice Bruxel
                                                 Raquel Borges da Silva
 2008 a 2013 -   Katia Liege dos Santos Favaretto
                         Vice-Diretora: Lonice Bruxel
2014 a 2016 -    Cristiane C. C. de Souza
                          Elisângela Zanatta

A primeira diretoria do Círculo de Pais e Mestres da Escola Nova Viena, após aprovação do estatuto, ficou assim constituída:
Presidente: Pedro Moacir da Conceição
Vice-Presidente: Ruben Anselmo Dahlen
1ª Secretária: Cristini Posselt
2º Secretário: Dirceu Vetoratto
Tesoureiro: Aloísio Valmor Kolling
Vice-Tesoureiro: Silvestre Borger
Conselho fiscal: Walter Schneider, José Krindgers, Anuar Bianchini e Paulo Kuhn.




No começo foi assim...
As atividades na escola tiveram início em março de 1986, sob a direção da professora Valéria Beatriz Kirst. No turno da manhã trabalhavam a professora Lisolete Haubert com a 1ª série, a estagiária Ivani Presser com a 2ª série e a professora Tânia Beatriz Dahlen com a 3ª série. No turno da tarde a professora Teresinha de Oliveira com a Pré-Escola, a professora Claides  Alice H. Johan com a 1ª série e a professora Cristini Posselt com a 4ª série.
Não havia funcionários e todas as atividades eram desenvolvidas pelos alunos e professoras. As  professoras encarregavam-se de fazer a merenda sendo que a sopa era feita com os alimentos que as crianças traziam de casa (cebola, tomate, batata, cenoura, chuchu, carne e ossos)  e os alunos “maiores” realizavam a limpeza das salas, banheiro e cozinha, sempre auxiliados pelos professores.

Nos primeiros anos em que a escola estava funcionando as estradas eram todas de chão batido e quando chovia enfrentávamos o problema do barro. Tentando solucionar este problema e manter a escola e as salas limpas cada professora confeccionou com seus alunos um chinelo de papelão.
As primeiras festas realizadas pela escola foram organizadas pela direção, professoras e CPM. Recolhíamos brindes no comércio lajeadense, planejávamos e executávamos o cardápio, inclusive tendo para sobremesa saborosas tortas confeccionadas na escola. Para que todas as pessoas fossem bem atendidas (e eram muitas pessoas) trazíamos a família para ajudar a trabalhar. Nem “marido de professora” escapava. Ajudava no churrasco, na copa, de garçom, realizavam leilões.
As festas de São João eram prestigiadas por muitas pessoas que aqui vinham para “comer as coisas boas e baratas” feitas com tanto carinho pelas professoras e algumas mães de alunos.






 O ano de 2006 iniciou-se em meio às obras de construção do novo prédio, o qual só foi inaugurado em 26 de agosto. Foram ainda vários meses de dificuldades, pouco espaço e turmas estudando  em outros locais fora do espaço da Escola. Mas o prédio que estava nascendo estava ficando muito bonito e já se podia vislumbrar uma escola diferente, mais alegre e acolhedora.     




 Em 2006 a escola passou a ter mais um recurso para auxiliar na aprendizagem dos alunos, o Laboratório de Aprendizagem. A psicopedagoga Karina Uta Schmidt e também a  professora Andréa Dalmas entrevistaram os pais dos alunos que frequentariam o Laboratório de Aprendizagem.





A horta escolar é um espaço para práticas de educação ambiental e de cidadania. A ideia principal é torná-la um local de ensino-aprendizagem, pois, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis, também oportuniza conhecimento sobre as hortaliças e a noção de valores como cooperação, respeito ao meio e responsabilidade.





       
 O Laboratório de Informática foi implantado na Escola em agosto de 2006, já nas dependências do prédio novo. Recebemos 12 computadores e um professor de informática.
         Os alunos dos anos iniciais têm um horário semanal fixo em que os professores, que já planejaram a aula junto com o professor de informática, levam seus alunos até o laboratório.
         Nas séries finais, os professores agendam o horário de acordo com a necessidade, sendo que sempre planejam a aula anteriormente com o professor de informática.


 

             No dia 26 de agosto de 2006 finalmente foi inaugurado o prédio novo, passamos a contar com o dobro do espaço que havia no prédio demolido (este prédio foi construído com dois pisos), salas maiores e ventiladas, além de ter um visual mais bonito. Foi feito ajardinamento no pátio de entrada, passamos a ter um mini auditório para realização de reuniões e outras atividades com os alunos.

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