A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena foi criada pelo decreto nº 2.381 de 28 de maio de 1985 e denominada Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Nova Viena pela lei nº 3.779 de 26 de setembro de 1986.
A Escola recebeu este nome porque a
primeira denominação do Bairro Olarias foi “Neu Wien” que significa Nova Viena.
Este nome foi dado por antigos moradores que achavam o lugar parecido com
Viena, capital da Áustria, sua terra natal. Posteriormente o bairro passou a
chamar-se Bairro Olarias devido ao grande número de olarias existentes e, por
ocasião da criação da escola, a mesma recebeu este nome em homenagem ao antigo
nome do bairro.
A Escola recebeu este nome porque a
primeira denominação do Bairro Olarias foi “Neu Wien” que significa Nova Viena.
Este nome foi dado por antigos moradores que achavam o lugar parecido com
Viena, capital da Áustria, sua terra natal. Posteriormente o bairro passou a
chamar-se Bairro Olarias devido ao grande número de olarias existentes e, por
ocasião da criação da escola, a mesma recebeu este nome em homenagem ao antigo
nome do bairro.
A criação da escola foi uma
reivindicação de um grupo de mães diretamente ao Prefeito Erni Ilmo Petry,
porque as crianças precisavam atravessar a BR 386 e frequentar a Escola
Estadual Pedro Scherer. Iniciou com uma turma de Pré-escola assumida pela
professora Cristini Posselt e, em 1986 transferiu-se para o prédio construído
pela Prefeitura Municipal, onde passaram a funcionar turmas de 1ª a 4ª série.
As demais séries foram funcionando aos poucos conforme autorização do Conselho
Estadual de Educação:
-
26
de setembro de 1988 _ 5ª série
-
19
de setembro de 1990 _ 6ª série.
-
13
de agosto de 1992 _ 7ª e 8ª série.
-
Ano
de 1993 – ensino noturno (classes seriadas)
-
02
de maio de 1995: foi autorizado o funcionamento de classes de
jardim de infância e o funcionamento por cinco anos do Curso de Suplência de 1º
Grau - Ciclo Final.
A criação da escola foi uma
reivindicação de um grupo de mães diretamente ao Prefeito Erni Ilmo Petry,
porque as crianças precisavam atravessar a BR 386 e frequentar a Escola
Estadual Pedro Scherer. Iniciou com uma turma de Pré-escola assumida pela
professora Cristini Posselt e, em 1986 transferiu-se para o prédio construído
pela Prefeitura Municipal, onde passaram a funcionar turmas de 1ª a 4ª série.
As demais séries foram funcionando aos poucos conforme autorização do Conselho
Estadual de Educação:
No início do seu funcionamento, em 1986, a escola possuía como
professoras: Lisolete Haubert, Claidis Alice Hoppe Johan, Tânia Beatriz Dahlen,
Cristini Posselt, Maria Helena Piccinini Junges, Claudia Zanatta Battisti,
Teresinha de Oliveira e Valéria Beatriz Kirst, que assumiu como diretora. A primeira
funcionária, a servente Teresinha dos Santos iniciou na escola em 02 de
setembro de 1987.
Diretores:
1986
a
1988 -
Valéria Beatriz kirst
1989 -
Jair Kreutz
1990 a 1992 -
Marlise Marazini
1993 a 1995
- Nivia Guerini
Vice-Diretora:
Ataíza Regina Deon
1996 a 1998 - Marlise Marazini -
Vice-diretora: Verani Berté
1999
a
2001 - Verani Berté
Vice-Diretora: Maristela
Juchum
2002 a 2004 - Marlise
Marazini
Vice-Diretora: Raquel Borges da Silva
2005 a 2007 - Katia Liege dos Santos Favaretto
Vice-Diretoras: Lonice Bruxel
Raquel Borges da Silva
2008
a 2013 - Katia
Liege dos Santos Favaretto
Vice-Diretora: Lonice
Bruxel
2014 a 2016 - Cristiane C. C. de Souza
Elisângela Zanatta
2014 a 2016 - Cristiane C. C. de Souza
Elisângela Zanatta
A primeira diretoria do Círculo de
Pais e Mestres da Escola Nova Viena, após aprovação do estatuto, ficou assim
constituída:
Presidente: Pedro Moacir da
Conceição
Vice-Presidente: Ruben Anselmo
Dahlen
1ª Secretária: Cristini Posselt
2º Secretário: Dirceu Vetoratto
Tesoureiro: Aloísio Valmor Kolling
Vice-Tesoureiro: Silvestre Borger
Conselho fiscal: Walter Schneider,
José Krindgers, Anuar Bianchini e Paulo Kuhn.
No começo foi assim...
As atividades na escola tiveram início em março de 1986, sob a direção da
professora Valéria Beatriz Kirst. No turno da manhã trabalhavam a professora
Lisolete Haubert com a 1ª série, a estagiária Ivani Presser com a 2ª série e a
professora Tânia Beatriz Dahlen com a 3ª série. No turno da tarde a professora
Teresinha de Oliveira com a Pré-Escola, a professora Claides Alice H. Johan com a 1ª série e a professora
Cristini Posselt com a 4ª série.
Não havia funcionários e todas as
atividades eram desenvolvidas pelos alunos e professoras. As professoras encarregavam-se de fazer a
merenda sendo que a sopa era feita com os alimentos que as crianças traziam de
casa (cebola, tomate, batata, cenoura, chuchu, carne e ossos) e os alunos “maiores” realizavam a limpeza
das salas, banheiro e cozinha, sempre auxiliados pelos professores.
Nos primeiros anos em que a escola
estava funcionando as estradas eram todas de chão batido e quando chovia
enfrentávamos o problema do barro. Tentando solucionar este problema e manter a
escola e as salas limpas cada professora confeccionou com seus alunos um
chinelo de papelão.
As primeiras festas realizadas pela
escola foram organizadas pela direção, professoras e CPM. Recolhíamos brindes
no comércio lajeadense, planejávamos e executávamos o cardápio, inclusive tendo
para sobremesa saborosas tortas confeccionadas na escola. Para que todas as
pessoas fossem bem atendidas (e eram muitas pessoas) trazíamos a família para
ajudar a trabalhar. Nem “marido de professora” escapava. Ajudava no churrasco,
na copa, de garçom, realizavam leilões.
As festas de São João eram
prestigiadas por muitas pessoas que aqui vinham para “comer as coisas boas e
baratas” feitas com tanto carinho pelas professoras e algumas mães de alunos.
O ano de
2006 iniciou-se em meio às obras de construção do novo prédio, o qual só foi
inaugurado em 26 de agosto. Foram ainda vários meses de dificuldades, pouco
espaço e turmas estudando em outros
locais fora do espaço da Escola. Mas o prédio que estava nascendo estava
ficando muito bonito e já se podia vislumbrar uma escola diferente, mais alegre
e acolhedora.
Em 2006 a escola passou a ter mais um recurso para
auxiliar na aprendizagem dos alunos, o Laboratório de Aprendizagem. A
psicopedagoga Karina Uta Schmidt e também a
professora Andréa Dalmas entrevistaram os pais dos alunos que
frequentariam o Laboratório de Aprendizagem.
A
horta escolar é um espaço para práticas de educação ambiental e de cidadania. A
ideia principal é torná-la um local de ensino-aprendizagem, pois, além de
incentivar hábitos alimentares saudáveis, também oportuniza conhecimento sobre
as hortaliças e a noção de valores como cooperação, respeito ao meio e
responsabilidade.
O Laboratório de Informática foi
implantado na Escola em agosto de 2006, já nas dependências do prédio novo.
Recebemos 12 computadores e um professor de informática.
Os alunos dos anos iniciais têm um
horário semanal fixo em que os professores, que já planejaram a aula junto com
o professor de informática, levam seus alunos até o laboratório.
Nas séries finais, os professores
agendam o horário de acordo com a necessidade, sendo que sempre planejam a aula
anteriormente com o professor de informática.
No dia 26 de agosto de 2006 finalmente foi inaugurado o prédio novo,
passamos a contar com o dobro do espaço que havia no prédio demolido (este
prédio foi construído com dois pisos), salas maiores e ventiladas, além de ter
um visual mais bonito. Foi feito ajardinamento no pátio de entrada, passamos a
ter um mini auditório para realização de reuniões e outras atividades com os
alunos.
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