quinta-feira, 20 de março de 2014

Mural da leitura



 O “Mural da Leitura” nasceu com as turmas do 5º ano a partir da solicitação da professora para recortar em casa palavras com K, W e Y, utilizando-se de diferentes materiais escritos.
O pânico foi geral na turma, pois diziam só ter “livros” em casa. A professora então os desafiou a procurar rótulos, embalagens, panfletos, entre outros materiais que tivessem disponíveis.
No dia seguinte questionou:
- Alguém encontrou material escrito em casa? À resposta SIM foi unânime. Surgiu uma variedade de materiais escritos, entre bulas de remédios, exames médicos, bíblia, catálogos telefônico, notas fiscais, atlas, fichas, rótulos, certificados, cartões, cadernos de anos anteriores, cupons fiscais, capas de DVDs, entre outros materiais riquíssimos em escrita e interpretação.  A curiosidade em ver e ler o material dos colegas era grande. Fizemos uma roda dialética, onde um apresentava para o outro seu material.
Percebendo o entusiasmo dos alunos, propus que continuássemos a procurar materiais escritos para montarmos um mural. A ideia foi bem recebida, professora e alunos, juntos, organizaram o espaço.
Quanto o mural estava pronto, combinamos que ele seria inaugurado oficialmente no “Momento da Leitura da Escola”, no dia 10 de março.
Perguntei a eles se nosso mural havia ficado legal, bonito. O que poderíamos colocar mais? Uma aluna respondeu: - “Uma frase grande.” O grupo gostou, e várias frases foram sugeridas, foi quando um aluno disse: A leitura é ginástica pra cabeça.
Como estávamos trabalhando em Ciências o “Corpo Humano” a professora realizou alguns questionamentos em relação à nomenclatura correta das partes de nosso corpo. Depois de muitas intervenções e questionamentos resolvemos colocar em nosso “Mural da Leitura” a frase: “A leitura é a ginástica que estimula a inteligência”.
Eu, professora Andréa estou muito feliz com os resultados do “Mural da Leitura”, pois percebo interesse na turma em trazer materiais novos, bem como em realizar leituras dos diferentes materiais. Acredito que essa atividade simples contribui muito no desenvolvimento do gosto pela leitura, instiga a curiosidade de nossos alunos colaborando para torná-los leitores mais ativos. Esse material é também utilizado em situações variadas de aprendizado oferecidas pela professora, tais como aspectos gramaticais, ortográficos e matemáticos.























(Prof. Andrea)

Nenhum comentário: