O “Mural
da Leitura” nasceu com as turmas do 5º ano a partir da solicitação da
professora para recortar em casa palavras com K, W e Y, utilizando-se de
diferentes materiais escritos.
O pânico foi geral na turma, pois diziam só
ter “livros” em casa. A professora então os desafiou a procurar rótulos,
embalagens, panfletos, entre outros materiais que tivessem disponíveis.
No dia seguinte questionou:
- Alguém encontrou material escrito em casa? À
resposta SIM foi unânime. Surgiu uma variedade de materiais escritos, entre
bulas de remédios, exames médicos, bíblia, catálogos telefônico, notas fiscais,
atlas, fichas, rótulos, certificados, cartões, cadernos de anos anteriores,
cupons fiscais, capas de DVDs, entre outros materiais riquíssimos em escrita e
interpretação. A curiosidade em ver e
ler o material dos colegas era grande. Fizemos uma roda dialética, onde um
apresentava para o outro seu material.
Percebendo o entusiasmo dos alunos, propus
que continuássemos a procurar materiais escritos para montarmos um mural. A
ideia foi bem recebida, professora e alunos, juntos, organizaram o espaço.
Quanto o mural estava pronto, combinamos que
ele seria inaugurado oficialmente no “Momento
da Leitura da Escola”, no dia 10 de março.
Perguntei a eles se nosso mural havia ficado
legal, bonito. O que poderíamos colocar mais? Uma aluna respondeu: - “Uma frase
grande.” O grupo gostou, e várias frases foram sugeridas, foi quando um aluno
disse: A leitura é ginástica pra cabeça.
Como estávamos trabalhando em Ciências o
“Corpo Humano” a professora realizou alguns questionamentos em relação à
nomenclatura correta das partes de nosso corpo. Depois de muitas intervenções e
questionamentos resolvemos colocar em nosso “Mural da Leitura” a frase: “A
leitura é a ginástica que estimula a inteligência”.
Eu, professora Andréa estou muito feliz com
os resultados do “Mural da Leitura”, pois percebo interesse na
turma em trazer materiais novos, bem como em realizar leituras dos diferentes
materiais. Acredito que essa atividade simples contribui muito no
desenvolvimento do gosto pela leitura, instiga a curiosidade de nossos alunos
colaborando para torná-los leitores mais ativos. Esse material é também
utilizado em situações variadas de aprendizado oferecidas pela professora, tais
como aspectos gramaticais, ortográficos e matemáticos.
(Prof. Andrea)
Nenhum comentário:
Postar um comentário